O que é um motor 3 cilindros ?
Em uma breve explicação, num motor de pouca capacidade cúbica e ainda com uma quantidade menor de cilindros, o rendimento superior a uma unidade de quatro cilindros com a mesma capacidade cúbica é devido ao menor atrito criado dentro do cilindro, no processo de abertura e fechamento das válvulas e na biela com o virabrequim, por exemplo.
Além disso, eles estão sendo amplamente utilizado pelas fabricantes de carros compactos pois, além de utilizarem somente três cilindros (diminuindo o número de pistões, anéis, bielas, válvulas e molas, por exemplo), são mais curtos (diminuindo os custos no processo de fundição de bloco e cabeçote) e têm um processo produtivo menos complexo, sobretudo para posiciona-los no compartimento do motor do carro.
Quais as vantagens de um três cilindros turbo?
Se o três cilindros aspirado já apresenta uma série de vantagens, uma unidade dotada de turbocompressor consegue se sair ainda melhor. Usando o Ford Fiesta 1.0 EcoBoost como exemplo, ele consegue entregar praticamente o mesmo nível de potência que o 1.6 aspirado, mas leva vantagem por entregar os 17,3 kgfm de torque (1,5 kgfm a mais) já a partir de 1.400 rpm, sendo mais rápido sobretudo em arrancadas.
Fora isso, ele consegue se sair bem justamente nas vibrações e ruídos e oferece ainda uma maior economia de combustível. Além disso, o IPI do carro é menor em 4% em relação às versões 1.6 devido á “litragem” do motor – porém, ainda assim é mais caro que a versão aspirada equivalente por usar um motor importado.
E as desvantagens?
Maior vibração: esta é, sem dúvidas, uma das maiores desvantagens de um motor três cilindros. Como ele é dotado de um número ímpar de cilindros, há uma assimetria na distribuição de massas e forças, tornando mais difícil o seu balanceamento. Tanto é que muitas fabricantes estão dando atenção maior aos coxins de sustentação do propulsor – o EcoSport 1.5, por exemplo, tem vibração do motor similar a um conjunto de quatro cilindros.